Curso de Pintura Digital
Meu curso de Vetorização e Colorização Digital Nude Arts by Renan Roque













Em algum lugar na parte rural da região central do Brasil, um mistério surge: bois, cavalos, galinhas e até mesmo pessoas aparecem mortos de forma inexplicável, com marcas de cortes, de arcada dentária e até mesmo de queimaduras nunca antes vistos por estas bandas. Com medo, aos poucos, os moradores desta área fogem rumo a capital em busca de ajuda, segurança e abrigo. Religiosos dizem ser uma das bestas do apocalipse, crentes acreditam e se entregam. Alguns dizem ter visto o animal: um réptil bípede com quatro olhos (um deles semelhante a um periscópio de um submarino) e uma boca enorme com grandes dentes pontiagudos. Lendas são criadas a todo canto. Eis que, perto dali, um grupo de mercenários faz sua ronda, se deparam com um anúncio oferecendo uma grande recompensa pela captura do animal e se dispõe a fazê-la. Eles atendem pelo nome de RAIMUNDOS.







Iniciada no dia 28 de junho de 2011, a animação Raimundos em Kavookavala é um projeto que desenvolvi com o objetivo de participar de concursos voltados a materiais desta linha (impossível, já que o meu material não é unicamente constituído de animação gráfica, mas também de imagens reais, o que me desclassificaria em qualquer concurso da área), para satisfazer um desejo que tenho desde 2003 (quando ouvi a música pela primeira vez) e também para divulgar meu trabalho como animador e designer.





 Por que o Raimundos?
Na verdade, à princípio, estava em dúvida entre três bandas, mas optei pelo Raimundos por ser a banda que mais ouvi na vida e por ser a que mais gosto.


Por que a música “Kavookavala”?
É uma das músicas que mais gosto da banda. Tem uma história, segue um roteiro. Desde o primeiro momento que a ouvi imaginei a historinha inteira e desde então, sempre quis fazer uma animação com ela, mas como na época eu não sabia, deixei a ideia de lado. Além do mais, em 2003, vi uma animação no site Mundo Canibal e sempre pensei em fazer algo melhor.


Você fez a pedido da banda? Eles sabiam que você estava fazendo o vídeo?
Não, era um projeto independente desde o começo. Eu não tinha nem a ideia de entregar para eles mas as coisas acabaram tomando outros rumos no final do processo de desenvolvimento da animação e....... AGUARDEM. Hahahahahaha...


Por que uma história em quadrinhos?
Se eu fizesse em formato de filme (direto, corrido), algumas coisas iam ficar desconexas, como, por exemplo, a inserção de imagens reais da banda no meio da animação. E eu queria fazer uma espécie de "faixa" da história deles, um capítulo com começo, meio e fim, assim como é a letra da música, mas que dá a entender que ainda há uma continuação. O “continue” no final foi uma referência à música “Nariz de Doze”, com a mesma temática e com os mesmos dizeres no final. Talvez este tenha sido, realmente, apenas mais um “capítulo” da saga da banda contra extraterrestres.


Por que da inserção de cenas do DVD na animação?
Quando optei por fazer uma música do Raimundos, caí num dilema: todas as músicas da banda tem uma parte extensa de solos de guitarras e, como não consegui pensar numa forma de encaixar os integrantes tocando os instrumentos na animação e, muito menos, consegui fazer os personagens animados tocando os instrumentos, usei imagens do DVD para preencher este tempo. Ou seja, gambiarra! Hahahah...


Aparecem vários personagens durante a animação, inclusive os Ramones, por quê?
Na verdade, no decorrer da animação aparecem várias referências sobre a banda. São elas:
- O forró no começo: é uma música do Zenilton (“Deixei de Fumar (Cachimbo da Mulher)”), regravada pela banda em ritmo de punk rock no primeiro álbum, de 1994.
- Chapéus de cangaceiros: uma marca presente na capa do primeiro álbum da banda, onde aparece uma caveira com um chapéu destes.
- Canisso com calça do Ryu do Street Fighter: referente à traços de personalidade dele mostrados no podcast oficial da banda, onde tá sempre simulando algum golpe de algum tipo de arte marcial.
- O garoto com uma camisa preta com uma formiga no peito: referência e homenagem aos fãs da banda, apelidados de “formigas”.
- A garotinha com vestido rosa: referência e homenagem a todas as “patricinhas” que ouvem músicas dos Raimundos escondido dos pais e dos amigos (conheço algumas).
- Caio xavecando uma mulher: referência à “pagação de pau” das fãs da banda pelo próprio. Hahahah...
- Os Ramones: identificado pelos Raimundos como maior influência da banda.
- HQ “Puteiro em João Pessoa” enquanto a revista fecha no final: foi no intuito de parecer mais uma história dentro de um “almanaque” da história da banda.
- Capa da revista: arte semelhante à da capa do álbum Raimundos em Kavookavala.


Mas o monstro Kavookavala está bem diferente da versão da capa do CD, por que mudou?
Por que queria fazer algo que fosse mais a minha cara, a cara da banda também, algo mais cômico. o Kavookavala da capa do CD tava mais sinistro, mas o meu ficou com mais cara de ET, todo torto com garras e boca maiores. Hahahahah... Minha maior referência para desenvolver os desenos foi o remake da história infantil O Mágico de Oz eternizada pelas mãos do ilustrador americano Skottie Young.


Quanto tempo demorou para fazer a animação?
Foram três meses de trabalho, entre muita enrolação, desanimadas, reanimadas e arquivamento do projeto. Hahahahah... cheguei a pensar que não ia dar em nada, por isso, desisti várias vezes e cheguei até a deixar o projeto "arquivado" por uns 15 dias.


E o que você achou do resultado final?
Gostei. Eu esperava algo bem menor e pior, mas todos que assistem elogiam muito, estou gostando cada vez mais, graças a eles.


A banda viu a animação? Gostaram?
Sim. Estreguei pessoalmente para eles no show que teve aqui na minha cidade (Viçosa-MG), no dia 24 de setembro de 2011. Só obtive o feedback do Digão e do Marquim, ambos disseram que gostaram muito. O resto da banda, infelizmente, ainda não se pronunciou.


Pensa em fazer outras animações tipo video clipe, como a Raimundos em Kavookavala?
Sim, só não sei se rolaria de fazer mais do Raimundos. Toma muito tempo e quero fazer de outras bandas que gosto também.











24/09/2011: Show do Raimundos em Viçosa-MG
Após quase 10 anos de espera, os Raimundos vieram tocar na minha cidade e eu iria, enfim, assistir a um show deles. Durante a semana deste, meus colegas de trabalho me aconselharam/convenceram a entregar o vídeo para a banda, fiquei com o pé atrás até o último momento, quando o Eduardo Valente e Júnior Paradela, fãs e amigos da banda, confirmaram a presença no evento me disseram que conseguiriam a façanha e não deu outra: por volta das 1 hora da manha do dia 25/10/2011, entrei no camarim da banda e entreguei 5 DVDs para os integrantes. Para que pudessem guardar o presente, fiz uma capa personalizada pro DVD: a capa da frente era a capa da revista da animação, a de trás é semelhante à do CD lançado em 2002 pela banda, dentro coloquei um pequeno livrinho, com a logo na parte da frente, a letra da música na parte de trás e um pequeno poster com a ilustração que está no final do tópico anterior. O Digão achou o poster engraçado. 


• 02/10/2011: O teaser da animação foi para o YouTube
Coloquei um teaser (a introdução do vídeo) no Youtube pra instigar a curiosidade dos fãs da banda e divulguei pelas maiores comunidades do Orkut voltadas à banda, no meu Twitter (tive ajuda do Marquim) e no meu Facebook. A maioria desconfiou que era algo da banda, mas não sabiam o quê (deram mole, era só ter olhado pra placa que aparece logo no começo com uma "silhueta do Kavookavala". Hahahah...) e ficaram me perguntando do que se travata. No final do vídeo, anunciei que seria revelado no dia 09/10/11.


• 09/10/2011: A animação completa foi pro Youtube
Divulguei da mesma forma que fiz com o teaser, só que este obteve muito mais retorno. Não obtive nenhum comentário negativo e levantaram até uma campanha a favor de fazer do vídeo um clipe oficial da banda. Vários fãs da banda divulgaram em seus Twitters e até mesmo fizeram matérias em seus blogs. Também direcionei o link do vídeo para o Twitter do Dênis, produtor da banda. Ainda neste dia, a animação recebeu a 1ª Menção Honrosa do YouTube: 104º na lista dos Melhores Avaliados do dia na categoria Pessoas e blogs.


• 10/10/2011: O vídeo foi parar na home do site do Raimundos
Assim que o Dênis viu o vídeo (no dia seguinte ao que o vídeo foi subido para o meu canal) começou a divulgar no Twitter dele e no oficial da banda, no Facebook e também no SITE OFICIAL dela. Todo este apoio da banda e dos fãs, fizeram com que o volume de comentários no Orkut aumentasse, juntamento com os do Twitter, do Facebook e do Youtube. Muitos deles pedindo para que a animação se tornasse um video clipe oficial da banda. Neste dia o vídeo ganhou várias menções do Youtube: 26º vídeo mais comentado  do dia, 52º mais adotados como favorito do dia, 106º melhor avaliado do dia e 101º melhor avaliado da semana, todos na categoria Pessoas e blogs.
 

• 20/10/2011: Sai uma matéria sobre a minha animação no jornal Tribuna Livre
A divulgação nas redes sociais fez com que a animação chegasse até a um dos jornalistas (Roberto D'arte) responsável pela sessão cultural do Tribuna Livre, jornal de tradição em Viçosa.


• 09/04/2012: Sai uma matéria sobre a minha animação no blog Oxenti!
De forma inesperada, fui noticiado pelo @OxentiBlog que o mesmo tinha gostado da minha animação e que ia fazer um post sobre a mesma em seu blog. Pra ver a matéria, clique aqui!


• E depois disto?
Ainda continuo recebendo elogios, orçamentos de trabalho, adições em redes sociais e aguardando algumas respostas.


Em breve novidades (ou não). ;D




Muito obrigado a todos que me apoiaram e me deram
forças para que este projeto acontecesse.
Renan Roque.


6 comentários:

  1. Muito foda meu brother...
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns brown, sensacional!
    Por mim já é o próximo clipe, single, seja la o que for!
    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  3. vc podia fazer otro ai ne vei!!!!!!parabéns!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. No meio deste ano (2012), vou fazer outra. Não será do Raimundos pois vou esperar que lancem material novo.

    Estou escolhendo a banda e a música ainda mas, pode ter certeza, vai ficar melhor q esta ai. ;D

    ResponderExcluir
  5. Nossaaaaaa... Muito bom gostaria de ver a história da música Nariz de Doze tambem dos Raimundos, mas Kavookavala é ótima, vc tá de parabéns cara, admiro muito seu trabalho

    ResponderExcluir
  6. Parabens muito fodaa suas animações. Curti D+

    ResponderExcluir